A Catarata é, principalmente, o envelhecimento natural do cristalino que acontece a partir dos 60 anos e que, caso não haja um tratamento adequado, pode levar à cegueira. Também existem outras formas de uma pessoa de desenvolver e diferentes tipos de doença.
Diferenças entre as Cataratas:
– Catarata Congênita: Acontece desde o nascimento do bebê, isso porquê existe uma alteração no cristalino enquanto se desenvolve na gestação. É possível identificar como uma “película” branca no olho do neném. Existe cura através da cirurgia, caso exista suspeita, existe o teste do olhinho para o diagnóstico.
– Catarata Secundária: Se desenvolve por algum hábito, fator de risco ou alguma doença que a pessoa possui. Podendo ter como causa a diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, histórico familiar e excesso de exposição a ultravioleta, entre outras variáveis.
– Catarata Traumática: Como o nome já diz, corre por lesões, contusões ou perfurações nas áreas dos olhos e também pode acontecer a partir de algum tratamento que envolve radiação.
– Catarata Senil: É a mais comum e sua causa ocorre pelo envelhecimento natural do cristalino, a sua opacidade por razão de idade a partir dos 60 anos.
Sintomas:
– Visão embaçada e/ou dupla;
– Sensibilidade a luz;
– Alteração na percepção das cores;
– Halos de luz;
– Alterações frequentes de dioptria (grau);
– Dificuldade em fazer atividades durante o dia e de enxergar com pouca luz.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito por um médico oftalmologista ao enxergar lesões no cristalino. Por isso, lembre-se sempre de fazer consultas anuais e caso sinta os sintomas.
Tratamento:
Não existe um tratamento à base de remédio ou colírio, a única forma para quem vê sua qualidade de vida diminuir em decorrência da catarata, é a cirurgia.
Um procedimento simples e seguro que consiste em substituir o cristalino natural por uma lente intraocular. Não existem dificuldades na sua recuperação e é indolor, pois é feito com uma anestesia local.
Como prevenir?
O envelhecimento do cristalino é natural e vai acontecer com todos nós em algum momento da vida. Porém, existem formas de retardar e manter uma qualidade de vida por muito mais tempo.
– Use óculos de sol para proteger os olhos dos raios UVA e UVB, até mesmo em dias nublados;
– Mantenha uma alimentação saudável (já falamos sobre a relação dos olhos com a alimentação aqui);
– Diminua hábitos viciosos como fumar e beber em excesso;
– Caso possua, mantenha a diabetes e a pressão alta controladas.
Em 2020, a Catarata foi a principal causa de cegueira evitável no mundo em pessoas acima de 50 anos. Lembre-se que o diagnóstico precoce é imprescindível nas doenças oculares. Por isso, as consultas anuais ao oftalmologista são extremamente importantes para evitar que evolua e chegue ao seu extremo que é a cegueira. Cuide-se!
