Muitas pessoas que começam a usar óculos – ou até mesmo quem já usa há alguns anos, não entendem as diferenças entre os tipos de lentes e nem ao menos sabem qual precisa usar dependendo do seu erro refrativo. Às vezes se deparam com termos aparentemente complicados e a cabeça dá um nó, por exemplo, você já ouviu falar de lentes progressivas, multifocais, bifocais ou monofocais? Antes de você fazer essa confusão, trouxemos um guia completo sobre os tipos de lentes para você identificar a sua!
Monofocais:
As lentes monofocais são as mais conhecidas e comuns, geralmente são receitadas para aqueles que não conseguem enxergar objetos de pertos (hipermetropia) ou distantes (miopia), nunca os dois.
Bifocais:
Não são mais tão comuns hoje em dia, porém possuem dois pontos focais: para perto e para longe, sendo receitadas para pessoas com presbiopia ou vista cansada. Na parte superior é adicionado o grau de miopia e na inferior de hipermetropia, quando há necessidade de enxergar de perto. Não possui uma boa transição entre os focos, causando uma mudança brusca.
Progressivas ou Multifocais:
Também possui os dois pontos focais com adicional do intermediário, para uma transição suave entre os campos. É mais confortável durante o uso e mais atual, sendo também indicada para usuários com presbiopia.
