Uma alimentação saudável, além de ser excelente para a saúde, pele e cabelos, também é um cuidado diário muito importante para uma melhor visão. Inclusive existem estudos sobre como a alimentação pode influenciar e ser um dos fatores de risco da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Uma das formas de prevenção é manter uma dieta rica em vitaminas C e E, zinco, betacarotenos (presentes na cenoura e ligados a vitamina A) e ácidos graxos (o famoso ômega-3).
GLAUCOMA E ALIMENTAÇÃO
O glaucoma se desenvolve quando o nervo que liga o olho ao cérebro é danificado, um dos principais motivos é a alta pressão ocular. Por conta disso, ocorre a perda gradual da visão de forma irreversível. O tratamento pode evitar a cegueira completa, porém não existe cura.
Em um estudo conduzido pela Universidade Harvard nos Estados Unidos, uma alimentação que inclui verduras diariamente pode diminuir em 20% o risco de desenvolver a doença. Priorizando as folhas verdes, como a alface, por ajudar a diminuir a pressão no olho. Além das verduras, ovos, alimentos laranjas (como cenouras, abóboras) e frutas cítricas também podem diminuir o risco.
INIMIGOS DA VISÃO
Assim como existem alimentos que podem ajudar a manter uma visão saudável, também existem os que podem ser maléficos. A retinopatia diabética (cegueira em decorrência a diabetes) é uma das consequências de uma má alimentação, recheada de comidas gordurosas, açúcar e carboidratos.
MANTENHA O ACOMPANHAMENTO COM UM ESPECIALISTA
Claro que a alimentação pode ajudar e muito em possuir uma visão saudável, mas isso não quer dizer que você possa deixar de lado as consultas com especialistas, como o nutricionista. Mantenha, pelo menos, uma visita anual com o seu oftalmologista para a prevenção. E caso tenha alguma doença ocular citada no nosso post, siga todo o tratamento necessário!

2 comentários em “Melhor alimentação = Melhor visão!”