Você com certeza já ouviu alguém falar para não ficar até tarde usando o celular ou computador, mas você sabe o porquê?
Enquanto a luz azul natural pode melhorar nossa disposição, saúde e humor, a artificial pode trazer alguns problemas ao nosso sono e comportamento.
A luz natural do sol possui dois espectros, o turquesa e o violeta. A Turquesa é a parte boa, a que regula nosso biorritmo, melhora a memória, humor e desempenho do dia a dia. Já a violeta, também presente nos dispositivos digitais, é a parte nociva.
Os efeitos danosos da exposição prolongada à Luz Azul Violeta no olho humano ainda estão sendo estudados e podem ser graves a longo prazo, sendo relacionada até mesmo a danos na retina. Porém, a curto prazo sabemos que pode provocar olhos ressecados, fadiga visual e distúrbios do sono.
Isso acontece porque estamos usando cada vez mais aparelhos digitais com telas de LED, principalmente à noite, como consequência a Luz Azul envia sinais ao nosso cérebro de que ainda não anoiteceu, retardando a produção de melanina e impedindo que tenhamos uma boa noite de sono. A falta de descanso pode gerar depressão, mau humor, cansaço e até mesmo diabetes.
Uma solução é usar óculos com proteção contra a Luz Azul. Mas como funcionam? Eles agem como um filtro bloqueando a parte nociva (luz azul violeta) para os olhos.
O Solitaire® Digital Blue e o Solitaire ® 2 Protect Balance são antirreflexos da Rodenstock feitos para a vida digital, eles protegem seus olhos do cansaço visual e danos causados durante o uso desses dispositivos. São recomendados para quem necessita de óculos e pode ser uma proteção adicional para quem não usa.
